Iron Maiden – Rock In Rio – Rio de Janeiro 19.01.01

vistaerea24ou1

Existem na vida três coisas que até hoje não consegui compreender direito: A Teoria da Relatividade, o que se passa pela cabeça das mulheres e o que diabos acontece com alguns fãs do Iron Maiden!

No caso destes últimos, é notória a insatisfação que apresentam com qualquer atitude tomada pela banda – basta notar que quando foi anunciado o retorno do Bruce nos vocais e a adoção de três guitarras, muitos começaram a reclamar que os caras iriam “sujar seu passado” (quem dera se eu pudesse assistir ao Led Zeppelin com o John Bonham…), outros chiaram um monte com o “Brave New World”, dizendo que com este trabalho o som da banda descambou de vez para o “Heavy Metal Melódico”, pode isso???

O que a grande maioria alega é que eles deveriam adotar uma postura mais “ousada” – bolas, ainda bem que eles continuam fazendo o que sempre fizeram, sem participação especial de DJ’s, adoção de ritmos eletrônicos ou baladinhas radiofônicas – cumpre lembrar certas bandas que resolveram mudar radicalmente seu som, e o resultado saiu uma grande caca…ironmadriverve81

Quanto à tão propalada “estagnação criativa”… antes de mais nada, não nos esqueçamos que como todos bons amantes de futebol que eles são, sabem muito bem que em time que está ganhando não se mexe, certo?

Por outro lado, a proposta da banda SEMPRE FOI fazer Heavy Metal Tradicional, coisa no qual indiscutivelmente sempre foram extremamente competentes… e no caso específico deste show era de esperar que não houvessem grandes novidades, pois a partir dele será produzido um DVD oficial registrando esta turnê para a posteridade, daí portanto a razão do setlist ter sido extremamente previsível – aliás, basicamente o mesmíssimo em toda a turnê… OK, eu também queria ouvir a banda tocando “Phantom Of The Opera” ou “To Tame A Land”, mas fazer o quê?

Mas vamos ao show propriamente dito. Pessoalmente estava um tanto apreensivo com o som em si, pois até o show do Sepultura estava tudo soando muito estranho, a bateria e as guitarras estavam sem peso, tanto que mudei diversas vezes de lugar na ânsia de me situar melhor… felizmente os técnicos de som conseguiram acertar a coisa, e o som melhorou consideravelmente (embora acho que poderia ter sido um pouco melhor…)

Um fato que não conseguiron021i apurar com precisão é se Bruce realmente quebrou ou não a câmera que estava preparada para filmar o baterista Nicko McBrain. (Para quem tiver uma cópia do vídeo, basta checar logo no começo do show, quando ele sobe na plataforma próxima à bateria, e joga alguma coisa para trás do palco).

Abrem o set com três canções do novo álbum: “The Wicker Man”, seguido de um “Boa noche Rio de Janeiro” dito por Bruce, que serve de introdução à “Ghost Of Navigator”, emendada com “Brave New World”. Depois prosseguem com “Wratchild” e “Two Minutes to Midnight”, antes de uma pequeníssima pausa, onde Bruce agradece o pessoal do Halford, do Sepultura, os fãs da Argentina e os brasileiros, e aproveita para dar uma alfinetada em Britney Spears & congêneres, relembrando a todos que esta é uma noite de Metal, antes de anunciar a próxima canção: “Blood Brothers”, seguida de “Sign Of The Cross”, “The Mercenary” e “The Trooper”, onde a platéia reage com energia (quem disse que o público estava apático???). Outro pequeno intervalo, onde Bruce enaltece a platéia brasileira e anuncia a gravação do DVD, antes de prosseguirem com “Dream Of Mirrors”, e depois na seqüência “The Clansman”, “The Evil That Man Do” (com a tradicional participação do Eddie, que “apanha” de Janick Gers), “Fear Of The Dark” (outra no qual a platéia veio abaixo) e “Iron Maiden”. No bis: “Number Of The Beast”, “Halloweed Be Thy Name” e “Sanctuary”.

A única surpresa acontece ao final do show, quando a banda resolve registrar este momento histórico batendo uma foto de si mesma tendo a platéia ao fundo, e depois retorna com “Run To The Hills”, onde estava prevista a participação especial de Jimmy Page, que declinou do convite alegando dores na coluna (motivo pelo qual inclusive foram canceladas rece2183436484_c0a6ecf460ntemente algumas apresentações de Page com o pessoal do Black Crowes).

Poucas horas antes do show, Page esteve juntamente com Adrian Smith no Rock in Rio Cafe, na cerimônia de entrega de uma guitarra Fender doada pelo Iron Maiden a Page, que ficará exposta durante cerca de um mês no local, e posteriormente será leiloada, com a arrecadação sendo destinada à “Casa Jimmy”, instituição mantida pelo guitarrista que assiste menores e adolescentes, atuando basicamente no Rio de Janeiro.

Resumo da ópera: grande show, como seria de se esperar. Bruce como sempre agitando muito, correndo de um lado a outro; Nicko continua com seu bom humor (pena que este que vos fala não tenha conseguido vê-lo direito ao vivo, pois estava um tanto quanto “escondido” atrás da bateria, e sequer no vídeo que tenho em mãos ele aparece legal!). O restante da banda aparentava um certo cansaço, mas que não comprometeu de forma alguma a apresentação, redondíssima, diríamos que quase perfeita – algo que 0somente grandes bandas podem proporcionar.

Ademais, participar de um show do Iron é como se dirigir a uma espécie de ritual sagrado: se o participante não se encontra preparado e de espírito aberto para isto, não irá se ajustar à coisa; este que vos fala perdeu um par de tênis, levou uma verdadeira porrada no estômago e contraiu um princípio de pneumonia – mas digo para todos a plenos pulmões: VALEU A PENA!!!

Fonte: www.whiplash.net

Uma resposta to “Iron Maiden – Rock In Rio – Rio de Janeiro 19.01.01”

  1. Gustavo Cavalcante Says:

    Este show pra mim é o melhor show da carreira deles, digo isto por ser o show de divulgaçao do PUT* DISCO Brave New World, e por ser o 1º show deles no brasil desde a volta da formaçao classica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: