Dave Murray: “Possivelmente terá outro álbum, mas não ano que vem”

O jornalista Joel Weiss do site Creative Loafing recentemente conversou com o guitarrista Dave Murray do IRON MAIDEN sobre o show em Tampa no próximo fim de semana. Entre outros assuntos, Dave disse que foi bom para a banda ser reconhecida pelo trabalho ao ganhar o Grammy e que possivelmente a banda fará outros álbuns, mas nada para o ano que vem (ano que os fãs aguardam uma nova turnê especial do relançamento do vídeo “Maiden England”). Veja:

Vocês visitaram  Flórida há dois anos, pela primeira vez desde 1995. O  show  de  domingo  será  a primeira vez que vocês voltarão em Tampa desde 1988. Por que levou tanto tempo para voltarem aqui?

Eu não sei porque, realmente. Eu sei que faz um bom tempo. Tocar na Florida na última turnê foi fantástico. Esses locais meio que ficaram parados no passado, mas nós estamos fazendo de tudo para voltarmos a eles. Estivemos em Ft. Lauderdale alguns anos atrás e agora de volta para esses dois shows na Flórida. Então, nós estamos correndo atrás.

O show da Florida é o último desta parte da turnê, e também estão voltando a Tampa depois de 23 anos, como citamos acima. Alguma surpresa para nós?

Muito mudou em 23 anos, os fãs tem que esperar muitas surpresas! Acho que com a programação, estamos trazendo um show espectacular. Vamos levar tudo o que pode caber no Ed Force One. Vai ser um grande show. Obviamente o cenário e a produção são focadas no novo álbum com algumas coisas clássicas. Na verdade, vamos voltar ao primeiro álbum até chegar ao álbum atual, com todos os espaços no meio. O último show desta parte da turnê vai ser muito divertido. Muita energia. Mas será um dos destaques, pois é o último show. Será certamente algo especial.

Depois de muitos anos sendo praticamente ignorados pela mídia americana, o que o prêmio de ” Melhor Performance de Metal” dada pelo Grammy Award para a música “El Dorado” significa para vocês?

Nós fomos indicados uns anos atrás por ” The Wicker Man”. Nós estávamos cientes disso, mas não é uma coisa que definiria o IRON MAIDEN. Nós sempre fizemos as coisas da nossa maneira, em tours, fazendo álbuns. É um ótimo elogio ser reconhecido e ter esse prêmio – é o sonho de qualquer banda ganhar um prêmio. É maravilhoso só o fato de ser uma banda e tocar para o nosso publico. Nós estamos muito orgulhosos disso, nós estamos por aqui já faz um tempo, obviamente alguém notou que estamos por aqui por um tempo – talvez isso acontecesse na direção certa. Não tenho certeza de quem vota nessas coisas. Ultimamente, os fãs do IRON MAIDEN que são nossa prioridade. Eles vêm primeiro.

Desde que a última formação da banda mudou quando o vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith voltaram para a banda, eu acho que essa é o período mais longo na historia da banda onde a mesma formação esta tocando junta. Como isso afeta a química da banda e as composições de músicas?

É verdade. E é assim que a banda continuara existindo. EU não consigo vê nenhuma mudança. Ultimamente é a melhor formação da banda porque se estende para quando o Adrian estava na banda com os primeiros álbuns. E obviamente quando Bruce estava na banda, então é claro a melhor formação e a mais criativa que o IRON MAIDEN teve. Tudo se encaixa muito bem. E quanto a pesquisas e composição, tudo se encaixa perfeitamente. Nós só sentamos e conversamos e compomos nossas músicas. Nós não mudaremos mais. É isso – eu acho que estamos muitos certos para dizer isso. E também, é minha formação favorita, e também dos outros caras. Todos têm uma oportunidade para tocar e se divertir com o que estão fazendo.

” The Final Frontier” saiu há menos de um ano. Alguma novidade sobre o próximo álbum?

Muita parte do tempo você planeja o futuro e algumas coisas tentem a ficar no meio do caminho. No momento eu acho legal se focar no aqui e agora. Nós estamos em tour, nós teremos outros agora no verão e depois todos nós precisaremos descansar. Possivelmente terá outro, mais é difícil dizer no momento. Definitivamente não será ano que vem. Eu acho que uma vez que sentarmos, e todos estiverem afim – isso é o mais importante – nós faremos algo.

Como a internet impactou o IRON MAIDEN, uma banda conhecida por grandes shows de rock? Todo o ensaio que vocês fizeram e o set-list cai na rede em todos os shows. Como você se sente sobre isso? Você acha que isso tira a surpresa para os fãs?

Eu sei que os fãs algumas vezes estão com seus telefones e câmera de vídeos e compartilham no Youtube antes mesmo de chegarmos ao hotel. Não há muito que possamos fazer sobre isso. É como as coisas são. Sim, isso tira o elemento da surpresa. Se eles querem saber exatamente quais musicas tocaremos é só continuar assim. É um sinal dos tempos. As pessoas querem tudo, por causa do e-mail e outras coisas, as pessoas querem tudo e rápido. Agora, agora ,agora. Você não pode negar a existência disso ou ficará para trás. Eu acho que se equilibra no final. Provavelmente terá menos cd´s vendidos ou pessoas em lojas de cd´s, mas ao mesmo tempo eles estão fazendo download pelo iTUnes – onde você pode fazer o download legalmente se você quiser. E as pessoas compartilham suas listas de músicas livremente pela internet com seus programas de compartilhamento e tudo. Eu acho que você só deve aceitar isso, e a única forma de fazer isso é sair e fazer tour e álbuns. Não há muito a fazer sobre isso na verdade.

.

Entrevista completa (em inglês): Creative Loafing

Deixe um comentário

