25 anos da primeira apresentação no país

O Iron Maiden estava numa subida constante em sua carreira, com shows para grandes públicos na Europa, EUA e Japão. Mas faltava um show na América do Sul. E ele aconteceu em 1985, mais exatamente no dia 11 de janeiro, no Rio de Janeiro.

O show era parte do festival Rock In Rio, um festival criado justamente para promover o Brasil como grande palco de grandes bandas do rock mundial, na época o Brasil ainda estava tentando se libertar da repressão do governo militar e trazer grandes artistas para nosso país era missão quase impossível.

A banda estava divulgando seu álbum “Powerslave”, executando na turnê as músicas que se tornariam clássicas mais tarde, como a faixa-titulo, “2 Minutes To Midnight” e “Aces High”, e também outros clássicos como “The Number Of The Beast”, “Run To The Hills” e “The Trooper”, além dos vários efeitos pirotécnicos, um palco especialmente criado com temas egípcios e com um gigante Eddie aparecendo atrás da bateria.

O primeiro show no Brasil ficou marcado como a maior apresentação da banda em toda sua história, com cerca de 300 mil pessoas, no palco construído especificamente para o festival, em Jacarepagua.

A banda fez o set-list básico da turnê, pois não era a atração principal (isso ficou a cargo do Queen), mas conseguiu arrancar gritos do público como se fosse o headliner, sendo considerada a atração mais empolgante do festival.

Na época, os shows foram transmitidos pela Rede Globo, horas com partes ao vivo, horas com melhores momentos. E um desses momentos foi na música “Revelations”, quando Bruce Dickinson em suas corridas pelo palco deu de cara com a guitarra de Dave Murray, provocando um corte no supercílio que sangrou até o fim do show. A emissora achou que aquilo era um efeito para chamar atenção dos fãs e começou a focalizar o vocalista (alguns membros da igreja brasileira chegaram a falar dias depois que aquele era um gesto satânico e essa história todos nós já conhecemos).

Foi um excelente show, que realmente marcou a história da banda e principalmente do Brasil, que a partir de então começou a receber não só o Iron Maiden, como outros grandes nomes da música.

Parte do show foi lançado em 2008, na parte 2 da história da banda e muitos fãs gostariam (e esperam por um milagre) que o show fosse lançado na íntegra como ítem oficial (existem bootlegs gravados da Globo).

Veja o set-list do show:

01. Churchill’s Speech
02. Aces High
03. 2 Minutes To Midnight
04. The Trooper
05. Revelations
06. Flight Of Icarus
07. Rime Of The Ancient Mariner
08. Powerslave
09. The Number Of The Beast
10. Hallowed Be Thy Name
11. Iron Maiden
12. Run To The Hills
13. Running Free
14. Sanctuary

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: